Terapia Ocupacional em Saúde Mental
Definições e potencialidades para a saúde
A diretriz da integralidade em saúde promove uma ampliação significativa do conceito de saúde mental, ao reconhecer que o bem-estar mental não pode ser dissociado das demais dimensões da vida do indivíduo.
Sob essa perspectiva, a saúde mental é abordada de forma holística, considerando fatores biológicos, psicológicos, sociais e espirituais que influenciam o estado mental. A integralidade assegura que o cuidado em saúde mental seja contínuo e coordenado, envolvendo uma equipe interdisciplinar que trabalha em conjunto para atender todas as necessidades do paciente, respeitando sua autonomia.
Além disso, promove a equidade no acesso aos serviços de saúde mental, garantindo que todos, independentemente de sua condição socioeconômica, recebam um atendimento completo e humanizado. Dessa forma, a integralidade contribui para uma visão mais abrangente e inclusiva da saúde mental, essencial para a promoção de um cuidado efetivo e integral.
Integralidade e Saúde Mental
Práticas terapêuticas
A terapia ocupacional em saúde mental trabalha com foco na recuperação da saúde mental através da promoção do autoconhecimento, do restabelecimento dos componentes de desempenho ocupacional, identificando e reduzindo barreiras ambientais ou pessoais, buscando, assim, retorno ou redesenho de um cotidiano satisfatório à pessoa atendida.
Como é desenvolvida a Terapia Ocupacional em Saúde Mental no ATI ?
O ATI é um serviço ambulatorial que desenvolve suas atividades assistenciais na Unidade Saúde Escola da UFSCar (USE/UFSCar).
A USE compõe a rede de atenção especializada do SUS. Desse modo, a clientela que atendemos no ATI são casos clínicos encaminhados pelas unidades municipais de atenção básica. Casos de todas as áreas clínicas, com necessidades de saúde que demandam atendimento especializado.
O eixo da Terapia Ocupacional em Saúde Mental no ATI desenvolve ações de formação de profissionais de graduação e pós-graduação. Caso tenha interesse nas ações de formação em Terapia Ocupacional em Saúde Mental do ATI, cursos e formação de profissionais de saúde no Brasil, clique em
Diversos projetos de pesquisa em Terapia Ocupacional em Saúde Mental são desenvolvidos no ATI. Para conhecer nossos projetos de pesquisa em Medicina Antroposófica clique em
Se você procura atendimento em Terapia Ocupacional em Saúde Mental no ATI, clique em
No ATI, a Terapia Ocupacional em Saúde Mental tem ênfase no uso de diferentes técnicas corporais compreendidas como práticas integrativas e complementares em saúde, reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
As práticas mais empregadas consideram a compreensão do mundo e do ser humano admindas de matrizes culturais orientais. Elas têm origem milenar, foram transmitidas de geração a geração e compreendem a natureza e o humano como unidade, em seus aspectos físico, mental, emocional e energético. As técnicas priorizadas são respiração, relaxamento, imposição de mãos (método reiki) e a automassagem, integradas com os recursos terapêuticos da Terapia Ocupacional.
Ambulatório de terapêuticas Integrativas
Medicinas Tradicionais Complementares e Integrativas para promover saúde e bem-estar
Informações
Mensagens 16 98201-5872
ati@ufscar.br
© 2024. Todos os direitos reservados.
Unidade Saúde Escola - Universidade Federal de São Carlos - Área Norte
Rodovia Washington Luis, km 235 - São Carlos - SP - BR. CEP: 13565-905