Medicina Tradicional Chinesa
Definições e potencialidades para a saúde
A medicina chinesa é um sistema milenar para prevenção e tratamento de doenças. Em sítios arqueológicos neolíticos da China, há descobertas de agulhas de pedras (bian) estabelecendo evidências de origens da acupuntura em sociedades muito antigas (mais de 10 mil anos).
Baseia-se em uma teoria sistemática e abrangente, que relaciona os desequilíbrios no corpo à teoria da energia vital (Qi), dos cinco elementos, da relação ZangFu, e da potência criativa e relacional yin-yang (Tao), com influências da filosofia taoísta e confucionismo.
Conhecimento antigo
Práticas terapêuticas da MTC
Estabelece uma relação direta entre a natureza e o funcionamento do organismo humano, realçando os ciclos vitais, a relação com o ambiente e sociedade, e a capacidade vitalista de restabelecimento curativo.
Apresenta um conjunto de estratégias para o cuidado em saúde, como por exemplo, a acupuntura, a moxabustão e a fitoterapia, e práticas que podem ser aprendidas para o autocuidado e promoção de atitudes saudáveis, como orientações para alimentação, sono, respiração, automassagem.
Como é desenvolvida a Medicina Medicina Tradicional Chinesa no ATI ?
O ATI é um serviço ambulatorial que desenvolve suas atividades assistenciais na Unidade Saúde Escola da UFSCar (USE/UFSCar).
A USE compõe a rede de atenção especializada do SUS. Desse modo, a clientela que atendemos no ATI são casos clínicos encaminhados pelas unidades municipais de atenção básica. Casos de todas as áreas clínicas, com necessidades de saúde que demandam atendimento especializado.
O eixo da Medicina Tradicional Chinesa no ATI desenvolve ações de formação de profissionais de graduação e pós-graduação. Caso tenha interesse nas ações de formação em Medicina Tradicional Chinesa do ATI, cursos e formação de profissionais de saúde no Brasil, clique em
Diversos projetos de pesquisa em Medicina Tradicional Chinesa são desenvolvidos no ATI. Para conhecer nossos projetos de pesquisa em Medicina Tradicional Chinesa clique em
Se você procura atendimento em Medicina Tradicional Chinesa no ATI, clique em
A Medicina Tradicional Chinesa acumula saberes e práticas milenares que permitem identificar os padrões de desarmonia que levam aos diversos tipos de patologia e suas manifestações para tratamento ou prevenção.
No ATI, a Medicina Tradicional Chinesa permite tratar algias agudas e crônicas; proporcionar o reequilíbrio de energias vitais; tratar de manifestações psicossomáticas e distúrbios de humor; orientar hábitos de vida que possam influenciar à saúde; estimular ações de autocuidado, autocontrole e relaxamento.
No ATI são desenvolvidas, no âmbito da Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura sistêmica, a auriculoterapia, a moxabustão, a ventosaterapia, a fitoterapia chinesa, a magnetoterapia e a massoterapia chinesa.
Ambulatório de terapêuticas Integrativas
Medicinas Tradicionais Complementares e Integrativas para promover saúde e bem-estar
Informações
Mensagens 16 98201-5872
ati@ufscar.br
© 2024. Todos os direitos reservados.
Unidade Saúde Escola - Universidade Federal de São Carlos - Área Norte
Rodovia Washington Luis, km 235 - São Carlos - SP - BR. CEP: 13565-905